Luciana Provenzano

Sustentabilidade

Luciana Provenzano é uma designer especializada em Marketing e em Economia e Sustentabilidade. Habilitada em Design de projetos sustentáveis pelo Gaia Education e pela Schumacher College, atua como consultora de conteúdo e estratégia de projetos educacionais e socioambientais para grandes empresas. Atualmente, também é Diretora da SER Integral, e consultora de conteúdo e projetos da TAO Educação e Sustentabilidade.

Atuou em diversos projetos de âmbito nacional e se dedica a promover a comunicação e conteúdos voltados para a área de sustentabilidade e questões ambientais.

Conheça mais detalhes sobre a trajetória profissional de Luciana Provenzano:

  • Designer, especializada em Marketing pelo IBMEC e em Economia e Sustentabilidade pela UFRJ.
  • Possui formação em Programação Neurolinguística, em Avaliação de Projetos Educacionais na Metodologia Roi Jack Phillips e  Processos Colaborativos.
  • Atuou na construção do projeto de implementação dos currículos de formação de todas as áreas técnico-operacionais da Vale  e Coordenou a implementação do projeto de padronização dos processos acadêmicos dos Centros de Educação Profissional Vale, no período de 2006 a 2010.
  • Desenvolveu conteúdos de educação para a sustentabilidade para públicos interno e externo aos empreendimentos da Vale e coordenou o projeto de criação e implementação de programas de educação ambiental para as escolas e comunidades vizinhas ao complexo de Mineração de Onça Puma,situadas em São Feliz do Xingu, Agua Azul do Norte, Tucumã, Santa Rita e Ourilândia do Norte no Pará, vencedor do Premio Eco- Valor Amcham 2010.
  • Coordenou e desenvolveu conteúdo da Oficina de Empreendedorismo para o Instituto Educação. Coordenou e desenvolveu conteúdo para criação de um cardápio de ações para os Agentes Ambientais da Prefeitura do Rio.
  • Foi consultora contratada da Superintendência de Análise e Acompanhamento de Projetos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
  • Desenvolve projetos de educação e de sustentabilidade e conteúdos de treinamentos com foco em desenvolvimento humano, estratégias educomunicativas e métodos de avaliação em projetos educacionais para empresas como Globo, Michelin, Vale, CSA, CTgas, Envitek, Big Park, Sonho dos Pés, Instituto Educação. Prefeitura do Rio, Ferrovia Centro Atlântica, entre outras.